CABOS DE VELA MAGNETI MARELLI: QUALIDADE, CONFIABILIDADE E SEGURANÇA

Indispensáveis para o bom funcionamento do motor, os cabos de vela são parte essencial do sistema de ignição. Devem conduzir a energia produzida pelas bobinas até as velas sem interferências eletromagnéticas que podem causar falhas na eletrônica embarcada do veículo. Principal empresa do mercado de reposição do País, a Magneti Marelli Cofap explica a importância do componente.

Cabos de velas avariados podem ocasionar aumento no consumo de combustível e na emissão de poluentes, já que estão diretamente vinculados à potência da centelha que será produzida pelas velas de ignição e, consequentemente, à queima da mistura ar-combustível no momento da combustão. Ou seja, a corrente elétrica enviada pela bobina às velas pode ser interrompida ou perder a eficiência se o cabo estiver com problemas, afetando, além de consumo e emissões, a dirigibilidade do veículo e até mesmo comprometendo outros componentes do sistema de ignição como bobinas, velas, tampa e rotor do distribuidor, causando transtornos a motoristas e passageiros e aumentando os gastos com a manutenção.

Para evitar esse tipo de situação é importante verificar com frequência as condições dos cabos de velas durante as revisões e, em caso de necessidade de substituição, priorizar produtos reconhecidos pela qualidade e desempenho. Os cabos de vela Magneti Marelli trazem em seu DNA o know how da empresa que é referência mundial em injeção eletrônica e que vem acompanhando a evolução dos motores a combustão há mais de 100 anos, incluindo aqueles de competição, como os da Fórmula 1.

Produzidos com matérias primas de alta qualidade e submetidos a rigorosos testes de isolamento, rigidez dielétrica e condutividade, os cabos de vela Magneti Marelli, com silicone de alto desempenho, atendem especificações das principais montadoras do País, apresentando maior resistência a altas temperaturas e à exposição a combustíveis e óleos.

Com o objetivo de otimizar a durabilidade e o desempenho dos cabos de vela Magneti Marelli, o processo produtivo adota normas e padrões de qualidade internacionais, como o SAE 2031, que determina as características do material isolante do componente. Além disso, a produção é realizada por equipamentos automatizados, onde os cabos de vela Magneti Marelli são testados 100%, o que garante máxima qualidade, padronização, estabilidade dimensional e elevado padrão visual.

Terminais, conectores e resistores, da mesma forma, são fabricados segundo padrões do equipamento original, com matéria prima nobre que assegura melhor condutividade elétrica. Os resistores supressivos previnem ruído elétrico e interferência eletromagnética nos equipamentos elétricos e eletrônicos presentes no veículo, ao mesmo tempo em que a robustez nas conexões previne a ocorrência de maus contatos ou perda de conexão.

Referência no mercado reparador brasileiro, a Magneti Marelli dispõe de uma linha completa destinada a sistemas de ignição, que contempla também tampa e rotor distribuidor, bobinas e velas de ignição. Com cobertura superior a 90% da frota circulante, os cabos de vela Magneti Marelli, ao serem produzidos com as mais avançadas tecnologias disponíveis atualmente, oferecem ao mercado brasileiro as mesmas qualidade, confiabilidade e performance já reconhecidas pelos consumidores europeus.

Mais informações sobre os produtos das marcas Cofap e Marelli podem ser encontradas em www.mmcofap.com.br.

sexta-feira, 30 de agosto de 2019