OMP RACING E MARELLI LANÇAM A CAMISETA BIOMÉTRICA VISM PARA MEDIÇÃO DE PARÂMETROS VITAIS DE PILOTOS

domingo, 28 de junho de 2020

 

Marelli e OMP Racing orgulhosamente anunciam a homologação da FIA para o sistema VISM (Vital Signs Monitor), o primeiro traje de corrida com um sistema integrado para medir os parâmetros vitais do piloto. A camiseta está equipada com sensores têxteis Sensitex e uma unidade de medição que registra e transmite dados.

O VISM permite monitorar a saúde do piloto em tempo real, através do processamento do eletrocardiograma e da dilatação torácica, dados adquiridos pelos sensores. A análise simultânea dos batimentos cardíacos e do ritmo respiratório oferece, assim, a possibilidade de monitorar diretamente o índice de desempenho do piloto e identificar imediatamente quaisquer alterações, estados de estresse e fadiga.

A camiseta biométrica VISM possui três áreas principais de aplicação: monitoramento de desempenho, coleta de dados para treinamento e segurança do piloto, tudo graças à verificação constante de parâmetros vitais em todas as diferentes situações que caracterizam uma corrida.
O sistema VISM é resultado de estreita colaboração entre a Marelli e a OMP Racing, duas excelências italianas, líderes mundiais no automobilismo.
A OMP liderou o projeto graças à sua experiência em sistemas de segurança, na produção de roupas à prova de fogo para pilotos e no conhecimento dos padrões de homologação; a Marelli contribuiu com seu conhecimento em eletrônica aplicada ao automobilismo, aquisição de dados e telemetria. Um desafio entre os desafios tem sido o gerenciamento de dados confidenciais, como dados biométricos, que exigem processos seguros e confiáveis ??para proteger a privacidade. Isso foi possível graças ao profundo conhecimento do ecossistema dos esportes a motor que possuem duas empresas históricas como a Marelli e a OMP Racing.

"Duas excelências italianas trabalhando juntas para projetar o mundo do automobilismo ao futuro: isso nos deixa particularmente orgulhosos do desenvolvimento do VISM", diz Paolo Delprato, CEO da OMP Racing. “A colaboração com a Marelli tem sido um grande esforço de equipe, daqueles que fazem você abençoar o momento em que você pegou o telefone para propor o projeto. Foi um enriquecimento mútuo e produziu um ótimo resultado, que combina segurança e desempenho ".

"Compartilhar a paixão pelo automobilismo e inovação. Dois ingredientes fundamentais da colaboração entre Marelli e OMP que levaram à criação do VISM ", são as palavras de Riccardo De Filippi, vice-presidente sênior e CEO da Marelli Motorsport. "O VISM é uma ferramenta para monitorar os parâmetros vitais dos pilotos profissionais, faz interface direta com os sistemas de telemetria e de aquisição de dados de um veículo de competição e é equipado com um sistema de proteção de dados sensíveis end-to-end, oferecendo total controle ao usuário. Acreditamos que essa experiência é um passo importante no desenvolvimento de sistemas de segurança, além da assistência ativa ao motorista, também para veículos de passageiros".

Sobre a OMP RACING
A OMP Racing é uma empresa italiana, fundada em 1973 em Gênova, com sede em Ronco Scrivia. A OMP é líder mundial na área de design e fabricação de equipamentos de segurança para carros de corrida (roupas, luvas, sapatos, assentos, cintos de segurança, capacetes etc.). Desde 2008, o controle da empresa foi adquirido pela SAYE S.p.A., sediada em Gênova. Em 2019, a OMP adquiriu o controle da Bell Racing Helmets, a marca líder mundial em capacetes para automobilismo, dando origem ao maior grupo mundial de equipamentos de segurança para automobilismo. Hoje, os produtos OMP estão em todos os campeonatos mundiais de corrida. A OMP é uma das poucas empresas do mundo capazes de oferecer uma gama completa de itens dedicados a carros de corrida e à segurança dos pilotos, com mais de 2.000 produtos em seu catálogo, quase inteiramente homologados pela Federação Internacional de Automobilismo. - FIA.

LEIA TAMBÉM

ver outras notícias