Dicas Magneti Marelli para prolongar a vida útil das baterias automotivas

segunda-feira, 25 de outubro de 2021

 

Componente vital para o funcionamento do veículo, a bateria tem como função principal fornecer energia para o motor de partida, sendo responsável também pela alimentação do sistema de ignição e injeção. O sistema de iluminação e demais equipamentos acionados enquanto o motor não está operando também dependem da bateria e com veículos cada vez mais tecnológicos, com um volume de eletrônica embarcada cada vez maior, a importância do item está ainda mais relevante para garantir o equilíbrio elétrico e a estabilidade de funcionamento dos sistemas eletricamente assistidos.

Referência global em baterias automotivas, a Marelli Cofap Aftermarket, que comercializa as baterias Magneti Marelli, esclarece que o componente pode durar anos, mas, dependendo do modo de uso, sua vida útil pode ser reduzida drasticamente. Para que a bateria tenha uma durabilidade maior, é importante adotar alguns cuidados, além da utilização de um produto de qualidade.

Assim, a empresa orienta:

  • Evite deixar o carro desligado por muito tempo para que a bateria não descarregue. Se não houver alternativa, a bateria deve ser desconectada eletricamente;
  • Ao sair do veículo, confirme se o rádio e lanternas estão desligados;
  • Evite manter luzes e equipamentos elétricos acionados por muito tempo enquanto o carro estiver desligado;
  • Procure desligar os equipamentos antes de desligar o veículo. Não é recomendável dar partida no motor com equipamentos ligados;
  • Atenção redobrada no inverno. Por diversos motivos técnicos, as baterias são mais vulneráveis nos dias frios;
  • Mantenha as revisões em dia. Lembre-se especialmente do alternador, já que ele é o responsável pela alimentação da bateria e pelo fornecimento de energia elétrica ao veículo enquanto o motor está em funcionamento. O alternador com avaria perderá eficiência e deixará de carregar a bateria adequadamente, o que reduzirá sua vida útil;
  • Utilizar sempre a bateria especificada para o veículo.
  • Na hora de verificar problemas na bateria, é importante observar:
  • Se os valores de tensão estiverem fora do padrão, o sistema de carga do veículo deve ser testado ou reparado. As ligações elétricas também devem ser verificadas - fixação e polaridade.
  • Com o motor a cerca de 3000 RPM, a tensão medida nos bornes da bateria deve estar entre 13,7 V a 14,7 V. O valor mínimo de 13,7 V deve ser obtido com os faróis ligados e o valor máximo de 14,7 V, com todos os consumidores elétricos desligados.
  • Se a bateria estiver perdendo carga, verifique o consumo de corrente com o veículo desligado que deve ser, no máximo, de 800 mA.

Apesar de todas essas medidas, é inevitável a necessidade de substituição da bateria quando sua vida útil termina. Dificuldade ao dar a partida no motor, oxidação nos terminais e acendimento da luz de alerta no painel de instrumentos do veículo são sinais de que a bateria deve ser verificada imediatamente. Eventualmente, a bateria aceita recarga, mas essa possibilidade deve ser avaliada por especialistas.

Baterias Magneti Marelli

As baterias Magneti Marelli são reconhecidas mundialmente pelo desempenho e confiabilidade, com forte reputação em todos os mercados onde está presente. Elas são fabricadas com tecnologia de grades estampadas, que garante alto desempenho nas partidas,  maior resistência mecânica, resistência superior à corrosão e, como consequência, maior durabilidade, quando comparada a grades convencionais. A qualidade da grade de uma bateria automotiva é um dos fatores que mais influenciam na durabilidade do produto. Por isso, a evolução tecnológica das baterias ao longo do tempo aconteceu principalmente em função de novas formas de fabricação e ligas que compõem as grades.

O portfólio da marca Magneti Marelli possui cinco tipos de baterias automotivas, além das baterias para motos e baterias estacionárias:

Automotiva:

  • Premium: Indicadas para utilização em veículos equipados com sistemas eletrônicos que necessitam de maior estabilidade elétrica. Possuem a caixa em polipropileno translúcido na cor branca, tampa sem acesso ao eletrólito com galerias de retenção e condensação de gases, pastilhas antichama e charge-eye, ou seja, são “Livres de Manutenção“. Constituem-se, desta forma, em produtos de qualidade superior e grande capacidade de partida. A família Premium conta com 18 meses de garantia.
  • Top: Desenvolvidas para veículos com solicitações elétricas menos severas, possuem a caixa em polipropileno na cor preta e tampa sem acesso ao eletrólito, mantendo o conceito “Livre de Manutenção“. Garantia de 12 meses.
  • Estrada: Possuem capacidade nominal superior à 95 Ah, sendo indicadas para aplicações em caminhões e máquinas agrícolas. Também são mais resistentes devido ao seu sistema de alta absorção de impacto, suportando, assim, aplicações mais severas. As baterias Estrada possuem também o conceito “Livre de Manutenção“. Todas as baterias da linha Estrada possuem 12 meses de garantia.
  • Standard: Solução perfeita para quem busca um produto econômico, porém sem abrir mão da qualidade. Em caixa de polipropileno na cor preta, têm o conceito “Livre de Manutenção“ por não possuírem acesso ao eletrólito. Produzida com separadores tipo envelope de polietileno de alto desempenho, que garantem maior proteção contra curtos-circuitos internos e maior resistência mecânica. As baterias da linha Standard possuem 12 meses de garantia.
  • EFB: Indicadas para veículos com start stop, produto oferece 24 meses de garantia.

Toda a gama de baterias Magneti Marelli é certificada pelo Inmetro e comercializada na modalidade com Eco, com retorno de carcaça.

Estacionária:

Possui componentes internos dimensionados para superar as mais severas condições de uso, garantindo alto desempenho elétrico, resistência, segurança e baixo consumo de água em aplicações como centrais telefônicas, estações de rádio base, gabinete outdoor, gabinetes de rua, hospitais, no-breaks/UPS, alarmes e vigilância eletrônica, iluminação de emergência, subestações de energia e telecomunicações. Contam com 18 meses de garantia para uso estacionário.

Produto certificado pela Anatel e comercializada na modalidade sem eco, sem retorno de carcaça.

Motocicletas:

Portfólio completo, com 18 códigos e dois tipos de tecnologia: a selada, que é livre de manutenção e utiliza a tecnologia AGM, e as convencionais, que são baterias abertas-ventiladas. Produto certificado pelo Inmetro com 6 meses de garantia, comercializada na modalidade sem eco, sem retorno de carcaça.

Para códigos e aplicações deste e outros produtos da marca Magneti Marelli, consulte nosso catálogo eletrônico e verifique a disponibilidade em nossa Loja Oficial.

LEIA TAMBÉM

ver outras notícias