Magneti Marelli Cofap alerta:faça a revisão no veículo antes das viagens de férias

quinta-feira, 02 de julho de 2015

 

As férias de julho estão chegando e, com elas, o momento de dar mais atenção à manutenção de seu veículo. Afinal, ninguém quer surpresas desagradáveis ao pegar a estrada com a família. Lembre-se que componentes desgastados podem causar sérios transtornos e até colocar a segurança em risco.

Para evitar imprevistos durante a viagem de férias, recomenda-se a verificação dos sistemas de suspensão, direção, freios, arrefecimento e elétrico. Os amortecedores, por exemplo, devem ser avaliados quanto à eficiência e possíveis vazamentos. Já pneus e rodas, quanto a desgastes, pressão e balanceamento; enquanto as molas merecem atenção quanto a trincas, batidas de elo e ferrugem. O sistema de direção deve ser avaliado em relação ao alinhamento e demais componentes, ao passo que as bandejas merecem maior atenção em relação à folga nas buchas.

É importante observar também o estado de conservação das lonas e pastilhas de freio, assim como vazamentos de fluídos nos sistema hidráulico e câmbio. Lembre-se também de checar o nível de líquido de arrefecimento do motor. Lâmpadas e faróis devem estar sempre regulados para a garantia de um sistema de iluminação mais eficiente.

Cada componente tem uma vida útil determinada para um certo período ou quilometragem. No caso dos amortecedores, que representam papel fundamental na estabilidade dos veículos, a Magneti Marelli Cofap recomenda que o proprietário do automóvel faça a revisão a cada 10 mil km. Dependendo da intensidade de uso do veículo, os amortecedores podem apresentar desgaste do tubo de pressão e do pistão, fadiga das molas das válvulas, desgaste do selo e vazamento de óleo. Caso apresentem amassamento dos tubos, empenamento das hastes ou vazamento de óleo, que são visíveis, recomenda-se a troca imediata, independente da quilometragem. Isso vale para todos os componentes do veículo, pois a degradação de um determinado item pode comprometer a vida útil dos demais.

O sistema elétrico, cujos principais componentes são o alternador e a bateria, também deve ser verificado com atenção, pois uma falha pode causar sérios inconvenientes. O alternador é responsável pela alimentação da bateria e pelo fornecimento de energia elétrica ao veículo enquanto o motor está em funcionamento. Caso esses componentes apresentem defeito, todo o sistema elétrico do carro é comprometido, influenciando no funcionamento da bomba de combustível, faróis, lanternas, limpadores de para-brisas e todos os acessórios de conforto e entretenimento.

Os sistemas de iluminação e sinalização, faróis e lanternas, por lei, são obrigados a estar em perfeitas condições sempre que o veículo estiver ligado e em movimento. Atenção para lentes embaçadas, infiltração de água e superfície da lente fosca, que prejudicam o desempenho de faróis e lanternas. Uma simples verificação visual e a correta regulagem da inclinação dos faróis garantem a segurança do condutor e dos outros motoristas.

Para que o “check-up” do veículo seja completo, o sistema de escapamento também deve ser avaliado, pois o conforto dos passageiros e o meio ambiente podem ser afetados. Através de análise visual, o proprietário do automóvel pode verificar a existência de pontos de oxidação e vazamento, que podem levar à quebra do item e causar ruídos acima do permitido, além de eventual piora na emissão de poluentes.

Para uma viagem tranquila e sem preocupações, o motorista deve procurar um centro automotivo ou oficina mecânica que disponham de profissionais preparados e que possuam equipamentos capazes de diagnosticar todos os sistemas do veículo.

Lembre-se também dos equipamentos obrigatórios, como extintor, triângulo, e macaco, além dos documentos do veículo e do condutor.




LEIA TAMBÉM

ver outras notícias