Institucional >> Produtos >> Magneti Marelli >> Injeção Eletrônica
Institucional » Produtos » Magneti Marelli »

Injeção Eletrônica

Injeção Eletrônica

O que é?

É um sistema de gerenciamento composto de uma central eletrônica (Centralina ou E.C.U.), que recebe informações de sensores instalados no motor e controla, entre outros sistemas, a injeção de combustível e a ignição.

Qual a função?

Sua principal função é formar a mistura de ar e combustível necessária ao perfeito funcionamento do motor, mantendo os índices de emissão de poluentes dentro das exigências dos órgãos governamentais.

Como funciona?

Para que o motor funcione corretamente, sem falhas, e com o melhor rendimento possível, é necessário que se misture uma quantidade específica de combustível ao ar que entra no motor. Como essa quantidade é determinada em massa, a central eletrônica calcula a massa de ar que é admitida pelo motor e comanda a injeção de combustível.

Os sistemas de injeção eletrônica Magneti Marelli utilizam a tecnologia Speed-Density para calcular a massa de ar admitida. Essa tecnologia leva em conta a rotação do motor (speed) e a densidade do ar aspirado (density). Através da rotação do motor, levando-se em conta a sua capacidade volumétrica (ex.: 1580 cm3), a central calcula o volume de ar admitido e, para o cálculo da densidade, utiliza os valores da temperatura e da pressão do ar, que são informados à Central através dos respectivos sensores.

De posse da massa de ar admitida pelo motor, a Central comandará uma válvula, que chamamos de eletroinjetor, e essa permitirá a passagem da quantidade exata de combustível para realizar a combustão. Com essa mistura comprimida no cilindro, a central comandará o circuito de ignição, realizando a combustão necessária ao funcionamento do motor.

Produtos Magneti Marelli

A Magneti Marelli é um dos principais fabricantes de sistemas de injeção eletrônica no mundo, fornecendo para diversas montadoras e, entre outras tecnologias, foi pioneira no desenvolvimento dos sistemas flex.

Principais produtos do sistema de injeção eletrônica Magneti Marelli:

INJETOR DE COMBUSTÍVEL, MOTOR DE PASSO, SENSOR DE POSIÇÃO DE BORBOLETA, SENSOR DE MASSA DE AR E TEMPERATURA, SENSOR DE TEMPERATURA DO AR, SONDA LAMBDA, CORPO DE BORBOLETA, CENTRALINA, DENTRE OUTROS.

Esquema geral de um sistema de injeção eletrônica

Como podemos observar, além das funções básicas de injeção e ignição, os sistemas Magneti Marelli recebem informações dos sensores de temperatura do motor, posição da borboleta de aceleração, sensor de oxigênio-sonda lambda, sensor de detonação, etc. E, através de atuadores, controlam a marcha lenta, dash-pot e cut-off, os vapores de combustível provenientes do tanque, o ar condicionado, etc.

Esquema geral de um sitema de injeção eletrônica

Ajustes e manutenção preventiva

Os principais sistemas de injeção e ignição eletrônica não necessitam de ajustes ou regulagem, porém, por se tratar de sistemas eletroeletrônicos, precisam ser constantemente avaliados, pois fornecem informações sobre seus componentes, além de informar se ocorreram defeitos ou anomalias durante seu funcionamento.

Recomendamos o teste dos injetores MPI a cada 15.000 km e a substitui ção dos injetores SPI a cada 50.000 km.