O QUE É? É um componente responsável por informar o movimento e velocidade das rodas do veículo para que o módulo, que é o cérebro do sistema, possa atuar.

COMO FUNCIONA? Montado para captar o movimento de cada uma das rodas e/ou eixo motriz dos veículos, o Sensor ABS fica próximo a uma roda dentada com diferentes modelos e formas de construção.

Ele capta a variação do fluxo magnético e gera ondas de sinais elétricos que são lidas pelo módulo eletrônico. Assim, de acordo com a maior rotação (aumento da velocidade) ou menor rotação (baixas velocidades ou até o travamento das rodas) o módulo regula a pressão do circuito hidráulico do sistema de freios, regulando a frenagem em cada uma das rodas do veículo. Isto é importante para evitar o travamento das rodas, melhorando a eficiência da frenagem.

Em veículos dotados de sistema de controle de tração e estabilidade, o sinal do sensor de velocidade desempenha papel fundamental para o funcionamento correto destes sistemas.

QUANDO SUBSTITUIR? O Sensor ABS é fundamental para a segurança do veículo. Quando defeituoso, os sistemas de segurança ativo de frenagem e controle de estabilidade ficam prejudicados, podendo não funcionar corretamente, colocando em risco os ocupantes.

É recomendada a inspeção do Sensor ABS sempre nas revisões preventivas e em caso de mal funcionamento do sistema ABS ou de estabilidade. Defeitos destes sistemas normalmente são indicados através do painel do veículo pela luz indicadora de mal funcionamento. Além disso, como ele está exposto na região da suspensão e freios, é sujeito a impactos de objetos presentes nas vias, como pedras, humidade, entre outros. Ao menor sinal de desgaste na extremidade de leitura, danos à superfície dos cabos e isolamento, má conexão no terminal ou até mesmo incidentes durante procedimentos de manutenção, é recomendada sua troca.